Após conhecer a tela inicial do Windows e saber utilizar o mouse, precisamos conhecer melhor como iniciar o trabalho por meio do uso do:

  • Botão Iniciar e
  • Menu Iniciar

 

Menu Iniciar do Windows 7

O menu iniciar aparece quando clicamos no botão iniciar, ou mesmo quando pressionamos a tecla Windows.

menu-iniciar

No lado esquerdo do menu (parte branca) está a caixa de Pesquisa e acima dela os atalhos para os programas, para ver a lista completa, basta clicar em > Todos os Programas

Caixa de pesquisa: É usada para localizarmos arquivos ou pastas. É por meio dela que encontramos de forma rápida qualquer programa que desejarmos abrir ou executar.

No lado direito do menu (parte cinza) estão os os locais do sistema e o botão Desligar.

  • Pasta do Usuário. Ex: Shirley
  • Documentos
  • Imagens
  • Músicas
  • Computador
  • Painel de Controle
  • Dispositivos e Impressoras
  • Programas padrão
  • Ajuda e Suporte

DICA: Além do clique com o mouse no botão Iniciar ou o acionamento da tecla Windows, dá para abrir o Menu Iniciar com o atalho CTRL + ESC.

Abrir programas

Quando clicamos no item > Todos os Programas aparece na parte branca (no lado esquerdo) a lista dos programas instalados no seu computador. As pastas amarelas são os grupos de programas, ao acessar a Grupo Acessórios você poderá abrir programas como a Calculadora, Bloco de Notas, Paint, WordPad, Windows Explorer, Notas Autoadesivas, etc…

abrir-programas

Fazer pesquisas

Na caixa de pesquisa basta você digitar o nome de um arquivo, pasta ou programa que deseja localizar, que instantaneamente o Windows inicia a busca.

Observe, se digitarmos calc ele faz a busca por programas e arquivos que contenham esse nome, pode ser no começo, meio, fim do nome ou mesmo no conteúdo do arquivo.

Esse recurso de pesquisa do Windows 7 é rápido e muito útil para abrirmos programas, arquivos e até localizar itens para criar atalhos ou fixar na barra de tarefas.

fazer-pesquisas

Opções de Desligamento

desligamento-opcoes

No menu iniciar temos o botão Desligar, se clicarmos diretamente nele (não na seta que está à direita) o Sistema Operacional será desligado imediatamente.

Se clicarmos na seta, podemos acessar outras opções como:

Trocar usuário: mudar o usuário que está usando o sistema atualmente.

Fazer logoff: finalizar uma seção de trabalho e reiniciar podendo continuar com o mesmo usuário ou trocar.

Bloquear: serve para travar o sistema, ele fica na tela de Boas vindas ou logon.

Reiniciar: para desligar o sistema e abrir de novo.

Suspender: Suspensão é um estado de economia de energia que permite que o computador reinicie rapidamente a operação de energia plena quando você desejar continuar o trabalho. É igual pausar. Também é conhecido como Hibernar (para notebooks).

OBSERVAÇÕES:

  • Antes de desligar o Sistema, salve seus trabalhos e feche todas as janelas.
  • Não pressione o botão Power On senão ele irá ligar o seu computador. Após desligar o Sistema, automaticamente ele desliga o computador, basta você desligar o nobreak, estabilizar, ou o cabo do computador que está na tomada.
  • Alguns computadores atuais podem ser desligados pressionando uma vez o botão Power On, pois, o sistema pode interpretar o comando e fazer o processo de desligamento.
  • Opções como Suspender ou Hibernar, só devem ser usadas por pessoas que não podem desligar o sistema, precisam sair de perto do computar e não desejam que outras pessoas mexam, além de ser útil para economizar energia. A opção Bloquear também é útil, porém, não economiza energia.
  • Trocar usuário é uma função usada para você mudar de usuário ativo no sistema, pois, o Windows é um sistema multi-usuário além de multitarefas.
  • Logoff é usado para finalizar a seção de trabalho do usuário ativo no Sistema. Pode ser usada em caso de alterações no perfil do usuário ou mesmo em configurações de rede.
  • Reiniciar é uma função muito utilizada após alterações no Sistema, aplicativos ou configurações de Hardware.

 

ADEUS BOTÃO INICIAR E MENU INICIAR?!

O menu iniciar acompanha os usuários do Windows desde a versão 95 até o Windows 7. No Windows 8 a interface Metro não utiliza mais o menu Iniciar, nem o botão Iniciar, que voltou na versão 8.1, porém não dá acesso ao menu Iniciar, mas à Tela Inicial (aquela dos blocos ou ícones grandes e coloridos). Após diversas reclamações dos Usuários a Microsoft retornou no Windows 10 o botão Iniciar e o Menu Iniciar reformulados, otimizados para nossa alegria.

Anúncios