Como usar o mouse

 mouse1

Ao movimentar o mouse sobre uma superfície plana e opaca, você irá movimentar a seta, ponteiro ou cursor na tela.

Seta-mouse.jpg

Com os avanços, atualmente, podemos acionar comandos com toques na tela, desde que a mesma seja Touchscreen e tenha suporte para o recurso.

Após movimentar a seta, precisamos executar comandos que são feitos por meio do acionamento (clique) das teclas ou botões do mouse.

Com o botão Principal ou primário. No caso do mouse configurado para destro é o botão Esquerdo. Os comandos básicos são:

  • 1 clique: selecionar objetos ou ativar menus, botões, comandos.
  • 2 cliques ou duplo-clique: abrir ou executar.
  • Clicar e arrastar: mover ou redimensionar.

Scroll ou roda: serve para subir ou descer, pode ser pressionada também, funcionando como um botão secundário.

Com o botão Auxiliar ou secundário ou mesmo terciário. No caso do mouse configurado para destro é o botão Direito. O comando básico é apenas um clique e serve para exibir o menu rápido ou contexto. Observação primeiro você posiciona o cursor sobre o objeto desejado, depois clica com o botão auxiliar para abrir o menu contexto. Dentro deste menu use o botão Principal para acionar as opções.

DICA: O atalho do teclado para acionar o menu contexto é a tecla Propriedades (que fica à direita do ALT GR). Ou SHIFT + 10.

Além do mouse tradicional, a seta pode ser movimentada por:

  1. Canetas (caneta stylus) de Tablets ou mesas digitalizadoras.
  2. Setas do teclado, desde que esteja configurado para tal recurso.
  3. Câmeras que capturam movimentos.

Para quem já utiliza o computador com qualquer sistema, já deve saber 101% do que foi apresentado aqui, contudo, é necessária a apresentação dos conceitos e funcionalidades gerais do periférico de entrada (mouse) para revisar, reforçar  o que é necessário saber sobre um Sistema quando vamos estudar principalmente as novas versões.

Anúncios