O Sistema Operacional Windows lançado em 1985 é um amplamente utilizado em Computadores (Desktop, Notebooks e similares).

Conhecendo a tela inicial

A versão Windows 7 lançada em 2009 apresenta a seguinte tela inicial.

tela-inicial-windows7

Formada basicamente por 3 elementos desde a versão 95, somente a partir do Windows Vista em 2006, surgiu outro elemento:

  1. Barra de Tarefas:
  2. Desktop ou Área de trabalho
  3. Ícones ou atalhos
  4. Gadgets, surgiram no sistema a partir do Windows Vista.

1. Barra de Tarefas

Geralmente aparece na parte inferior da tela, mas pode ficar na parte superior, esquerda ou direita. Nela está o botão Iniciar, os ícones padrão (Internet Explorer, Windows Explorer e Windows Media Player), a Área de Notificação com ícones, Relógio e calendário, botão Mostrar Área de Trabalho.

2. Desktop ou Área de trabalho

No desktop estão os ícones ou atalhos e os gadgets. Ele é o local onde você verá as janelas quando estão abertas. Nesta área você pode escolher uma ou mais imagens como plano de fundo, papel de parede ou wallpaper.

3. Ícones ou atalhos no Desktop: Por padrão aparece inicialmente apenas a Lixeira, para que apareçam outros atalhos devemos habilitar a exibição ou mesmo criá-los por meio do comando Enviar para > Área de trabalho (criar atalho).

4. Gadgets: São mini aplicativos que podem ser habilitados para serem exibidos no Desktop. No Windows Vista eles ficavam em uma barra, no Windows 7 eles passaram a ocupar posições livres na Área de Trabalho.

Para quem já utiliza computadores com o Sistema Windows a tela inicial não é novidade. Porém, é importante entender os nomes de cada elemento, sua funcionalidade, para você entender como funciona o ambiente operacional ou interface gráfica do Sistema.

Anúncios