No dia 02/07/2012 (segunda-feira) o Ministério das Comunicações divulgou a lisa das 80 cidades selecionadas para o Projeto Cidades Digitais, ele ainda está na fase piloto. Serra do Navio que é município do Estado do Amapá está nesta lista.

Os grandes objetivos do Projeto são:

– Maior acesso das comuidades à internet e
– Maior acesso aos serviços de governo.

A iniciativa vai ajudar prefeituras de todo o Brasil a cumprir as determinações da Lei de Acesso à Informação.

A nova legislação determina que órgãos e entidades governamentais divulguem, na internet, informações de interesse geral da sociedade.

Sobre o Cidades Digitais

O projeto-piloto Cidades Digitais do Ministério das Comunicações possibilita a modernização da gestão das cidades com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos, de aplicativos de gestão pública, capacitação de servidores, a disponibilização de espaços de acesso público e gratuito à internet para a população. Proporciona o acesso da comunidade aos serviços de governo, além da inclusão digital dos municípios brasileiros, resultado em desenvolvimento local. O projeto conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES.

A rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais. Empresas integradoras, contratadas por meio de pregão eletrônico, serão as responsáveis pelo fornecimento de equipamentos, serviços de instalação, suporte técnico e capacitação da administração municipal. As empresas operarão a rede por seis meses e, por três anos, darão garantia de funcionamento da infraestrutura implantada. A avaliação, aceitação e certificação da rede serão realizadas pelo Inmetro. A infraestrutura básica e os aplicativos poderão ser expandidos, posteriormente, inclusive com financiamento do BNDES.

Disponível em: http://www.mc.gov.br/tema-inclusao-digital/noticias-inclusao-digital/25331-divulgada-a-lista-das-80-cidades-selecionadas-no-projeto-piloto-cidades-digitais

Referências:

Projeto Cidades Digitais http://migre.me/9JW7Z

Lista das 80 cidades http://migre.me/9JW64

Anúncios