Dia 29/05 é comemorado o Dia do Geógrafo!

Dia do Geógrafo

A profissão de Geógrafo foi regulamentada pela Lei n° 6.664, de 26/6/79, e Decreto n°85.138, de 15/12/80, e pela Lei n° 7.399, de 04/11/85, e Decreto n° 92.290, de 10/01/86.

A Geografia descreve e explica o ambiente do homem e seus efeitos sobre o modo de vida (latitude, topografia, altitude, repartição de terras, águas, disposição dos traços do relevo). É o estudo geral do Universo, das características da Terra e dos aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais decorrentes da ocupação pelo homem.

Classifica-se em geral em geografia física, que concerne ao ambiente físico da Terra (atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera) e geografia humana, o estudo das pessoas e suas atividades. Em ambas há ênfase na análise espacial, qual seja, o estudo das localizações e dos padrões.

A geografia aborda tanto as ciências físicas quanto as sociais, valendo-se de sua metodologia e de seu conteúdo, e também contribuindo para os mesmos.

Pode ser subdividida em diversas outras disciplinas especializadas, como, por exemplo, a geomorfologia, que constitui o estudo científico da origem e evolução dos acidentes geográficos; a geografia populacional, aplicada , etc.

Disponível em:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/maio/dia-do-geografo.php

Milton Santos

Milton Santos (1926-2001) é referência do trabalho do Geógrafo no mundo.

Aziz Nacib Ab’Saber (1924-2012) também é referência do trabalho do Geógrafo no mundo.

Aziz Nacib Ab’Saber faleceu em 2012

O pesquisador Aziz Nacib Ab’Saber, um dos maiores especialistas brasileiros em geografia física e referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e impactos ambientais decorrentes das atividades humanas, morreu nesta sexta, aos 87 anos, de enfarte.

Professor emérito da FFLCH-USP, ele foi autor de mais de 300 trabalhos acadêmicos e considerado referência da geografia em todo o mundo. É autor de estudos e teorias fundamentais para o conhecimento dos aspectos naturais do Brasil. Era presidente de honra e ex-presidente e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Apesar da idade, Aziz continuava bastante ativo e polêmico. Em várias oportunidades se mostrou contrário ao alarmismo em torno do aquecimento global, reforçando seu aspecto natural. Recentemente também se manifestou sobre a mudança do Código Florestal no Brasil, criticando a ausência, no texto, de todo o zoneamento físico e ecológico do País, “como a complexa região semi-árida dos sertões nordestinos, o cerrado brasileiro, os planaltos de araucárias, as pradarias mistas do Rio Grande do Sul, conhecidas como os pampas gaúchos, e o Pantanal mato-grossense. Na ocasião, ele chegou a defender a criação do Código da Biodiversidade para contemplar a preservação das espécies animais e vegetais”, lembra o texto da SBPC.

Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,morre-o-geografo-aziz-absaber,849376,0.htm, Acesso em 13 Mai 2012.

Leia mais sobre Milton Santos em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Milton_santos

Leia também sobre Aziz ab’saber em, outro Geógrafo fera!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aziz_ab%27saber

Leia mais sobre o Dia do Geógrafo em:
http://www.jornaldehoje.com.br/portal/noticia.php?id=16179

Anúncios