Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual

Hoje (18/05) é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente.

Violência Sexual contra a criança e adolescentes

“Destrói sonhos”

Não Permita!

Denuncie Disque 100

Abuso e Exploração, Não!

 

Combate à violência

Fluxograma de Atendimento da Rede Abraça-me

 

Situações que expõem crianças e adolescentes:

1. Exploração econômica (trabalho infantil): É quando crianças e adolescentes são constrangidos, convencidos ou obrigados a exercer funções e a assumir responsabilidades de adulto, inapropriadas à etapa de desenvolvimento em que se encontram.

2. Negligência: É a falta de cuidados com a proteção e o desenvolvimento da criança ou adolescente.

3. Abandono: É a ausência da pessoa de quem a criança ou o adolescente está sob cuidado, guarda, vigilância ou autoridade.

4. Violência física: É o uso da força física utilizada para machucar a criança ou adolescente de forma intencional, não-acidental. Por vezes, a violência física pode deixar no corpo marcas como hematomas, arranhões, fraturas, queimaduras, cortes, entre outros.

5. Violência psicológica: É um conjunto de atitudes, palavras e ações que objetivam constranger, envergonhar, censurar e pressionar a criança ou o adolescente de modo permanente, gerando situações vexatórias que podem prejudicá-lo em vários aspectos de sua saúde e desenvolvimento.

6. Violência institucional: É qualquer manifestação de violência contra crianças e adolescentes praticada por instituições formais ou por seus representantes, que são responsáveis pela sua proteção.

7. Omissão institucional: É a omissão dos órgãos em cumprir as suas atividades de assegurar a proteção e defesa de crianças e adolescentes.

8. Violência sexual: É a violação dos direitos sexuais, no sentido de abusar ou explorar do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes.

Informações da Cartilha Educativa da Campanha de Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes obtidas em http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2012/05/18/dia-nacional-de-combate-ao-abuso-e-exploracao-sexual-infanto-juvenil.jhtm, Acesso em 18 Mai 2012.

Anúncios