Após ler uma postagem no Gizmodo sobre Como treinar seu cérebro e melhorar sua memória como um campeão, fiquei inspirado para fazer um post sobre o assunto.

Dicas gerais para melhorar o seu cérebro e memória:

Qualquer um pode ter um cerébro turbinado com boa memória

Mas para isto é preciso ter confiança, esteja motivado(a) e tenha determinação, pois, quando não temos objetivos, qualquer lugar que chegarmos serve.

Faça atividades físicas regularmente

Atividades físicas além de melhorar a sua aparência física, estimulam a produção de hormônios relacionados ao bem-estar, bem como melhoram a circulação sanguínea que facilita a oxigenação de todo o corpo, e claro do cérebro também.

Tenha uma boa alimentação

Além das atividades físicas uma boa dieta alimentar ajuda bastante. Procure um nutrólogo ou nutricionista para fazer uma dieta específica para você, sempre buscando atingir os seus objetivos.

Estimule o seu cerébro com leituras

Vários estudos comprovam que a leitura propicia um aumento na quantidade de sinapses, além de ajudar na prevenção de doenças mentais. Fazer leituras diversas é o recomendado, mas, não leia só por ler, crie o hábito do prazer da leitura.

Desafie-se, saia da rotina

Mudar os caminhos usados na ida e/ou na volta para o trabalho, escola, faculdade, academia, são indicados. Além disto, fazer passeios, trilhas, participar de eventos, encontros, festas, comemorações são bons desafios.

Toque um instrumento musical

A música não só alivia as dores da alma, mas, também estimula todos os nossos sentidos, nos deixando mais sensíveis e atentos as nuances da vida.

Pratique um esporte individual ou coletivo

A prática de esportes individuais ou coletivos estimula além do corpo a mente, são desafiadores, pois, nos confrontamos com ambientes diferentes, pessoas, regras, desafios e estimulos à superação de limites. Artes Marciais são muito recomendadas, mas o importante é escolher algo que você goste muito.

Dance e/ou cante

Dançar envolve várias dicas, como as de atividades físicas, esporte e música. O Canto também se relaciona as mesmas questões além de estimular uma melhora da capacidade respiratória por fazer exercícios envolvendo o diafragma e aquecimento vocal.

Procure aprender novos idiomas

Ao estudar um novo idioma fazemos uma viagem cultural além de sermos desafiados constantemente.

Para os homens, não faça Vasectomia

Alguns estudos indicam que homens vasectomizados, com o passar dos tempos passam a ter problemas de memória.

Concentre-se

Concentração

Concentração, foco, estabelecer objetivos, traçar metas e cumprir é importante. Evite fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Apesar da sociedade atual pregar as ideias de pessoas multi-funcionais, não caia nesta, foque suas atenções e sempre busque imprimir a sua qualidade pessoal no que faz.

Durma bem

Descanso é fundamental, pois durante o sono, é que a nossa memória trabalha selecionando e gravando o que foi processado durante o dia. Neste período também ocorre a apreensão súbita.

Cuide da sua aparência e saúde física

Cuidados com a aparência além de serem bons para a saúde corporal, também são ótimos elementos de motivação e auto-confiança, nos livrando de problemas como depressão, angústia, insônia, dentre outros lixos emocionais.

Você pode não ser um Paulo Zulu ou Albert Einstein, a Gisele bündchen ou Athina Onassis, mas, ama-se e se respeite.

Cuide-se o seu corpo e cérebro agradecem.

Leia mais em:

http://bbel.uol.com.br/qualidade-de-vida/post/dicas-para-manter-o-cerebro-em-forma.aspx

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI289083-17770,00-GAMES+TRAZEM+BENEFICIOS+PARA+FUNCOES+CEREBRAIS.html

http://www.mundodastribos.com/como-melhorar-o-desempenho-do-seu-cerebro.html

http://leoninadigital.blogspot.com.br/2009/04/como-melhorar-o-cerebro_19.html

http://www.cerebromelhor.com.br/

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/possivel-melhorar-cerebro

http://www.desafiopharmaton.com.br/desafie-se/nao-corro

http://www.scienceinschool.org/2006/issue3/sleep/portuguese

Anúncios