Hoje (22/04/2012) o Brasil completa 512 anos de descobrimento.

No dia 22 de abril do ano 1500 chegava ao litoral da Terra de Santa Cruz a esquadra de Pedro Álvares Cabral. Resultado da aventura de seguir por mares nunca dantes navegados, como diria Luís de Camões, marcando o início da criação de um Estado que viria a se chamar Brasil. Embora o descobrimento marque a história oficial, não podemos olvidar as comunidades indígenas que aqui viviam e contribuíram muito para a formação da cultura do país.

Nessa data, além do descobrimento do Brasil, é comemorado o Dia da Comunidade Luso-Brasileira, que representa a união sentimental entre Brasil e Portugal, elo não perdido com a separação em razão da Proclamação da Independência em 1822. Entre muitas referências culturais temos a herança do idioma, que é fator imperativo de união para as duas comunidades. Fernando Pessoa, o poeta português que afirmou “tudo vale a pena se a alma não é pequena”, também dizia que a língua portuguesa era a sua pátria. Uma pátria comum a mais de 220 milhões de pessoas em todo o mundo, concentradas em oito países (Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Angola, Timor Leste) incluindo o Brasil, além das regiões de Macau, Goa-Damão-Diu e Galiza. Na região uma das expressões mais marcantes da cultura lusitana é a culinária. Tendo o bacalhau como o prato mais conhecido, os doces também têm o seu destaque – a principal herança para os pelotenses – como goiabada, marmelada, bem-casados, olho-de-sogra, queijadinhas.

Trecho retirado de:
http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=8&noticia=17237

 

Saiba mais em:

http://www.klickeducacao.com.br/especiais/descobrimento/descobrimentofront/0,7614,POR,00.html

http://www.carcaranews.com/v2/index.php?option=com_content&view=article&id=6166:brasil-510-anos-depois&catid=40:opiniao&Itemid=63

http://use04.blogspot.com/2010/04/brasil-510-anos.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil

http://www.brasil.com.br/


http://www.brasil.gov.br/

Anúncios